Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Novo laboratório na seção UCS do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies

domingo, 10 de outubro de 2010 12:07

A seção UCS do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies ampliou sua infraestrutura de pesquisa com a inauguração do "Laboratório de Caracterização de Materiais 2". Uma cerimônia de inauguração, seguida de uma demonstração dos equipamentos, foi realizada no final da tarde de 5 de outubro, com a presença de representantes dos sindicatos parceiros e autoridades da UCS (reitor, vice-reitor e pró-reitores, entre outras). O novo laboratório complementa os recursos já disponíveis para caracterização de materiais metálicos, poliméricos e cerâmicos, com ênfase no estudo das superfícies. Um microscópio óptico de alta resolução e um espectrômetro de infravermelho por transformada de Fourrier foram adquiridos com recursos provenientes de todos os financiadores dessa seção do Instituto (CNPq - Programa INCTs, UCS e sindicatos patronais). O laboratório também conta com um espectrofluorímetro e um espectrofotômetro de ultravioleta/visível comprados com verbas de outros projetos de pesquisa.O laboratório vem ampliar as possibilidades de pesquisadores ligados à seção UCS do Instituto Nacional de Engenharia para desenvolver trabalhos de mestrado, doutorado, pós-doutorado, iniciação científica, ensino e projetos de desenvolvimento ou assessoria tecnológica junto a empresas. A seção UCS do Instituto já contava com laboratórios de tratamento de superfícies (com nitretadora, oxidadora, ion plating e sputtering), um laboratório de caracterização de materiais (microscópio eletrônico de varredura e difratômetro de raios X) e um laboratório de propriedades nanomecâmicas (nanotribômetro). Equipamentos Um dos equipamentos do novo laboratório comprado com recursos da seção UCS do Instituto é um microscópio óptico de alta resolução, capaz de aumentar o objeto observado até mil vezes. Por ser uma técnica relativamente simples na operação e interpretação, permite estudos rápidos, que não são possíveis no microscópio eletrônico de varredura (MEV) localizado no Laboratório de Caracterização de Materiais ,1 que faz parte da infraestrutura da seção UCS do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies. O microscópio adquirido é um dos melhores microscópios ópticos do mercado. As suas lentes permitem destacar relevos, o que é particularmente útil para, por exemplo, observar a rugosidade de uma superfície. O outro equipamento é um espectrômetro de infravermelho por transformada de Fourier, capaz de analisar materiais líquidos e sólidos na forma de pó ou filmes. Sua faixa de medida é particularmente interessante para a identificação de recobrimentos inorgânicos sobre polímeros, metais e cerâmicas.

Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies

Galeria de imagens

Palavras-chave: baumvol, engenharia de superfície, engenharia de superfícies, espectrômetro de infravermelho, figueroa, Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, laboratório, microscópio óptico, notícia, UCS

Compartilhe:


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia