Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Falta de tecnologia limita indústria naval, aponta Ipea

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 10:02

Em dez anos, o número de empregos cresceu vinte e cinco vezes nos estaleiros. O cenário de poucas encomendas de navios e nenhuma plataforma produzida no País no final da década passada deu lugar a uma carteira de centenas de embarcações e unidades flutuantes para o setor naval. Mesmo após retomada, porém, o segmento ainda deixa a desejar em pesquisa e tecnologia - uma questão apontada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) como limitador de fornecimento para a exploração das enormes jazidas do pré-sal.

No estudo "O Poder de Compra da Petrobras: Impactos Econômicos nos seus Fornecedores", o Ipea mostra que o desafio tecnológico maior está nas empresas fornecedoras dos estaleiros. Faltam, segundo o mapeamento, incentivos e financiamento para esses fabricantes de pequeno porte. "É necessário que a política industrial de exploração das reservas petrolíferas do pré-sal reconheça que há uma fragilidade especialmente relevante nos mecanismos de financiamento às atividades de pesquisa e desenvolvimento e na articulação universidade-empresa", alerta o Ipea.

(...)

Texto na íntegra:

http://economia.ig.com.br/empresas/industria/falta+de+tecnologia+limita+industria+naval+aponta+ipea/n1237840571073.html

Fonte: IG economia - http://economia.ig.com.br/

Palavras-chave: 2010, IG, indústria naval, notícia, oportunidade

Compartilhe:


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia