Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Funcionalização de superfícies para estudantes de Exatas e Tecnologia

quinta-feira, 2 de junho de 2011 14:14

Disseminação da engenharia de superfícies: estudantes aprenderam sobre funcionalização.

Disseminação da engenharia de superfícies: estudantes aprenderam sobre funcionalização.

"Funcionalização de superfícies por plasmas" foi o título da palestra promovida pelo Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies e o curso de Engenharia de Materiais da UCS no contexto da Semana Acadêmica do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia dessa universidade. Cerca de 50 pessoas (a maioria, estudantes de graduação) estavam presentes no evento, que foi realizado no dia 1 de junho na UCS.

O palestrante, Juliano Borges, que é engenheiro de materiais do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Lupatech (CPDL), compartilhou com a platéia os desafios tecnológicos e as soluções encontradas no decorrer de sua pesquisa de doutorado, realizada no Institut National Polytechnique de Lorraine (França).

O objetivo final do trabalho, que está em fase final de redação da tese, foi promover a adesão química entre uma resina epóxi e folhas de cobre, materiais usados em circuitos microeletrônicos.

Na apresentação, Borges explicou os caminhos percorridos até chegar a um nível adequado de adesão. O resultado foi finalmente atingido mediante dois processos de engenharia de superfícies realizados nas folhas de cobre: um revestimento funcionalizado para melhorar a adesão do cobre à resina e um pré-tratamento superficial em atmosfera oxidante para aumentar a adesão do revestimento ao cobre.

Após a palestra técnica, Borges, que passou seis anos na Europa (na França, Alemanha, Escócia e Luxemburgo) realizando estudos na área de Materiais, ofereceu mais uma apresentação, intitulada "10 razões para estudar no exterior".

Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies

Palavras-chave: 2011, adesão, cobre, engenharia de superfície, engenharia de superfícies, eventos, funcionalização, INPL, Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, juliano borges, microeletrônica, resina epóxi

Adicione aos seus favoritos e compartihle


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia