Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Bolsa de pós-doutorado em Deposição Química - Área de conhecimento: Engenharia de Materiais e Metalúrgica.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014 12:24

Título do projeto: Estudos científicos e aplicações inovadoras em diamante-CVD, diamond-like carbon (DLC) e carbono nanoestruturado, obtidos por deposição química na fase vapor.

Área de atuação: deposição química na fase vapor de materiais de carbono.

Pesquisador supervisor: Evaldo José Corat.

Unidade/Instituição: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Data limite para inscrições: 10/10/2014.

Resumo: Há três décadas, os materiais a base de carbono, em especial diamantes, nanotubos e recentemente os grafenos, despertam interesse da comunidade científica devido às suas propriedades físico-químicas excepcionais e seu controle de síntese através da deposição química a partir da fase vapor.

Em nosso grupo, no INPE, temos estudado e temos experiência na deposição de diamante-CVD micro e nano estruturado, diamante dopado com boro, diamante dopado com nitrogênio, diamond-like carbon (DLC) e nanotubos de carbono.

Através da exfoliação dos nanotubos de carbono obtemos grafeno oxidado (GO) e, a partir de sua redução, obtemos o grafeno oxidado reduzido (RGO).

Este projeto de pós-doutorado visa a criação e estudos de aplicação de materiais híbridos formados por estes materiais. Como por exemplo a deposição de diamantes ou DLC sobre nanotubos de carbono verticalmente alinhados, tanto para aplicações em eletroquímica quanto em dispositivos de emissão de elétrons por efeito de campo.

Dá-se preferência a candidatos com experiência prévia em deposição de alguns destes materiais, que tenham capacidade de trabalho em equipe e, que tenham habilidade em caracterização de materiais nanoestruturados por microscopia eletrônica de varredura de alta resolução, espectroscopia Raman, entre outras.

Os candidatos interessados devem enviar uma mensagem, até o dia 10/10/2014, para o endereço corat@las.inpe.br, anexando:

(i) curriculum vitae e lista de publicações, (ii) duas cartas de referência e(iii) uma carta de apresentação descrevendo suas principais qualificações e habilidades.

Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies

Palavras-chave: 2014, bolsa, deposição química, DLC, engenharia de superfícies, inpe, nanotubos de carbono, pós-doutorado

Compartilhe:


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia