Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Imagem do mês de maio.

sexta-feira, 3 de junho de 2016 14:55

Um crisântemo pompom decora a página do mês de maio do calendário do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies. A aparente flor é, na verdade, uma rede de coordenação (MOF) microscópica composta por íons de európio ligados a moléculas orgânicas, vista através de um microscópio eletrônico de varredura (MEV). Por ser luminescente, o material encontra aplicações como marcador e sensor, por exemplo. A imagem foi realizada no Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), em Recife (PE) por Dyego Maia de Oliveira, e resulta do mix entre dois tipos de imagens geradas pelo MEV, a de elétrons secundários e a de elétrons retroespalhados.

Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies

Palavras-chave: CETENE, divulgação científica, engenharia de superfície, engenharia de superfícies, íons de európio, MEV, MOF

Adicione aos seus favoritos e compartihle


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia