Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies na organização de eventos científicos internacionais

terça-feira, 29 de junho de 2010 11:21

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies participa com organização e patrocínio em dois eventos científicos internacionais sobre temas da área, a International Conference on Ion Beam Analysis (IBA) e o simpósio "Revestimentos protetores: engenharia de superfícies". Além disso, membros do comitê gestor representam o Instituto nos comitês de dois eventos internacionais organizados pela ABM (Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração), o 18th IFHTSE Congress e a TriboBR. No simpósio sobre revestimentos protetores, que ocorrerá durante o IX Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), em outubro deste ano em Ouro Preto (MG), o Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies participa com patrocínio e organização.  O organizador principal do simpósio é o coordenador nacional do Instituto, professor da PUC-Rio Fernando Lázaro Freire Junior, e o co-organizador é o professor da UCS Carlos Alejandro Figueroa, membro do comitê gestor do Instituto. Os revestimentos protetores, tema do simpósio, são utilizados em engenharia de superfícies para modificar de maneira controlada as características das superfícies de peças de diversos materiais, sendo aplicados numa grande quantidade de segmentos industriais (metal-mecânica, energia, eletrônica, entre muitos outros). O evento é destinado a pesquisadores, engenheiros de materiais e tecnólogos de instituições de ensino e pesquisa e indústrias que trabalham com fenômenos de superfícies e a modificação de suas propriedades por meio de revestimentos, com atuação em instituições de ensino, pesquisa e em indústrias. O simpósio oferecerá uma visão geral das fronteiras na pesquisa básica, tecnologia e aplicações de revestimentos protetores e filmes finos. Na 20ª edição da International Conference on Ion Beam Analysis, que ocorrerá de 10 a 15 de abril de 2011 e será sediada Itapema (SC), o Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies também participa com patrocínio e organização. O chair da conferência é o professor da UFRGS Pedro Grande, membro do comitê gestor do Instituto. Mais sete pesquisadores do INCT fazem parte dos comitês organizadores nacional e internacional. A conferência reúne tradicionalmente físicos, pesquisadores da área de materiais, biólogos, especialistas em feixe de íons e interessados em aplicações práticas desse conjunto de técnicas de análise, muito utilizado na caracterização de superfícies. Na TriboBR 2010, primeira conferência internacional sobre tribologia que ocorrerá em novembro deste ano no Rio de Janeiro, o Instituto está representado pelo professor Amilton Sinatora (USP), co-chair do evento. No 18th IFHTSE Congress, congresso internacional de tratamentos térmicos e engenharia de superfícies que será realizado em julho deste ano no Rio de Janeiroo, o professor Carlos Figueroa (UCS) representa o Instituto como membro do comitê científco .

Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies

Palavras-chave: engenharia de superfície, engenharia de superfícies, eventos, feixe de íons, filmes finos, iba, Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, ion beam, organização, revestimentos protetores, sbpmat

Adicione aos seus favoritos e compartihle


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia