Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Workshop do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies para profissionais da Vale

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011 10:47

No dia 11 de fevereiro, em Belo Horizonte, cerca de 50 profissionais da Vale provenientes de diversos pontos do Brasil participaram de um workshop ministrado por professores de diferentes seções do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies.

O evento abordou questões relativas a falhas de componentes utilizados em minas da Vale e dos chamados "materiais de desgaste", aplicados em máquinas, ferramentas e meios de transporte com o objetivo de prolongar sua vida útil. As duas palestras do professor Amilton Sinatora (USP) focalizaram as formas de desgaste que ocorrem nas minas. Os professores Carlos Alejandro Figueroa (UCS) e Dante Franceschini (UFF) apresentaram informações sobre dois materiais de desgaste usados pela Vale, o aço manganês e o poliuretano.

As apresentações apresentaram dados bibliográficos, resultados de buscas de patentes, análises experimentais e sugestões de caminhos a seguir para conseguir melhorias no dia-a-dia da empresa. O evento também contou com uma auto-avaliação, aplicada no início e no fim para permitir que os participantes medissem o progresso feito ao longo do workshop, e com um exercício realizado com óculos 3D, onde a platéia exercitou o "ver diferente" ao comparar as leituras diversas de um quadro de Salvador Dali com as leituras diversas de fotografias de danos por desgaste em correias transportadoras.

"O pessoal da Vale demonstrou vivo interesse nos temas apresentados e teve uma positiva interação com os três expositores", destaca o coordenador do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, professor Fernando Lázaro Freire Junior (PUC-Rio).

Parceria

Nove meses antes do evento tinha ocorrido o primeiro contato de um profissional da empresa da área de engenharia de manutenção com o Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, por meio do formulário de contato do site. A partir disso, pesquisadores do Instituto, inclusive o coordenador, visitaram minas da empresa para conhecer melhor os problemas que seriam abordados no workshop e se reuniram com profissionais da Vale para organizar o evento.

Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies

Palavras-chave: 2011, aço manganês, desgaste, engenharia de superfície, engenharia de superfícies, evento, figueroa, franceschini, freire junior, Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, mangalloy, materiais de desgaste, notícia, poliuretano, sinatora, tribologia, vale

Adicione aos seus favoritos e compartihle


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia