Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Pesquisador do Instituto premiado pela FAPERGS por seu trabalho em pequena empresa.

terça-feira, 22 de novembro de 2011 11:32

Gustavo Moreira, do SEBRAE RS, entregou o prêmio para Figueroa.

Gustavo Moreira, do SEBRAE RS, entregou o prêmio para Figueroa.

O prêmio da FAPERGS Pesquisador na Empresa 2011, outorgado pela fundação como reconhecimento à contribuição de um pesquisador à inovação em uma micro ou pequena empresa gaúcha, agraciou o professor Carlos Figueroa, da seção UCS do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies.

No caso do Figueroa, a contribuição reconhecida foi o desenvolvimento, na empresa Plasmar Tecnologia, de equipamentos e processos de engenharia de superfícies por plasma que beneficiam a indústria metalmecânica, aumentando a vida útil de ferramentas de corte, moldes e matrizes.

"Vejo o prêmio como um reconhecimento a minha preocupação de levar pesquisa de nível internacional para a indústria", diz Figueroa. De acordo com ele, o rigor metodológico, a busca pela excelência e o contato permanente com o conhecimento científico de fronteira devem orientar o trabalho de pesquisa tanto na academia quanto na empresa. "Esse é o caminho para conseguir diferenciar e agregar valor nos produtos", completa.

A Plasmar Tecnologia é uma empresa de engenharia de superfícies por plasma incubada na Incubadora Tecnológica de Caxias do Sul. Criada por professores e estudantes da UCS ligados ao Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, inclusive o próprio Figueroa, a empresa atua no mercado regional de tratamentos de superfície desde 2009.

A premiação "Pesquisador Gaúcho" ocorreu no dia 17 de novembro no salão de eventos da FIERGS. No mesmo evento também foram entregues os troféus das outras dez categorias do prêmio.

Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies

Palavras-chave: 2011, engenharia de superfície, engenharia de superfícies, fapergs, figueroa, Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, notícia, pesquisador gaúcho, pesquisador na empresa, plasma, plasmar tecnologia, prêmio, UCS

Adicione aos seus favoritos e compartihle


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia