Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Acontece em nossos labs: métodos de síntese de grafeno e melhoria de suas propriedades elétricas na seção PUC-Rio.

terça-feira, 19 de março de 2013 10:38

Grafeno: elemento do século XXI

Computadores, celulares, equipamentos de aviônica - a eletrônica para a aviação -, ou sistemas de controle no painel de automóveis, todos eles têm algo em comum: o uso do silício em seus componentes eletrônicos. Mas a escala cada vez mais reduzida desses sistemas está sinalizando para os limites no uso do silício. E um dos mais fortes candidatos a essa substituição é o grafeno, que tem como uma de suas grandes vantagens a possibilidade de ser empregado em escala nano. Não é à toa que pesquisadores do mundo inteiro, sobretudo americanos e de países da Comunidade Europeia, estão voltando seus estudos para o grafeno, que está sendo considerado como o material do século XXI. Na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), a equipe de Fernando Lázaro Freire Junior, Cientista do Nosso Estado da FAPERJ e diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), traz sua experiência de trabalhos com nanotubos para as pesquisas com o grafeno, procurando explorar o potencial que ele representa para a área de nanotecnologia.

(...)

Texto na íntegra:

http://www.faperj.br/boletim_interna.phtml?obj_id=8917

Fonte: Site da FAPERJ

Palavras-chave: 2013, clipping, engenharia de superfície, engenharia de superfícies, freire junior, grafeno, Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, puc-rio

Adicione aos seus favoritos e compartihle


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia