Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Seminário do Instituto sobre mecânica computacional de esforços de contato.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013 18:08

No dia 29 de agosto, o professor Roberto Martins (USP) falou na seção UCS do Instituto sobre métodos numéricos na análise de esforços de contato em sistemas com e sem revestimento. Cerca de 20 pessoas, estudantes de graduação e pós e professores, assistiram ao seminário.

Sobre o tema do seminário

A apresentação aborda alguns esforços do Laboratório de Fenômenos de Superfície da USP relacionados ao uso de métodos computacionais para estudo de problemas de contato em sistemas com a presença de materiais com ou sem revestimento. Um destes problemas refere-se ao uso do Método dos Elementos Finitos (MEF) para melhorar o entendimento da distribuição de tensões e comportamento à fratura de sistemas submetidos a esforços tangenciais e/ou normais. Como exemplos, tem-se: (i) a indentação de um sistema composto de um filme fino resistente ao desgaste e de um substrato dútil; (ii) o escorregamento de uma superfície rígida sobre um sistema revestido; (iii) o escorregamento de uma superfície rígida sobre um material bi-fásico e (iv) a aplicação de revestimentos em anéis de pistão de motores de combustão interna. Esta apresentação igualmente aborda o uso do MEF no entendimento de testes de dureza instrumentada, bem como o seu uso na medida de propriedades mecânicas ou tensões residuais em materiais com ou sem revestimento. Por fim, são igualmente abordados alguns pontos sobre o uso da dinâmica molecular na análise de problemas de contato.

Sobre o palestrante

Roberto Martins de Souza (USP - São Paulo) é professor da Universidade de São Paulo (USP) desde 2001, onde também realizou sua graduação em Engenharia Mecânica e seu mestrado em Engenharia Metalúrgica, Roberto Martins de Souza obteve, em 1999, o diploma de doutor em Engenharia de Materiais e Metalúrgica pela Colorado School of Mines (Estados Unidos). Desenvolveu pesquisas de pós-doutorado em Engenharia Mecânica na USP e no Institut National des Sciences Apliquées de Lyon (INSA-Lyon), na França. Pesquisador 1B do CNPq, é autor de 48 artigos científicos publicados em periódicos internacionais, com um total de 337 citações, segundo o banco de dados Scopus.

Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies

Palavras-chave: 2013, engenharia de superfície, engenharia de superfícies, esforços de contato, evento, Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, métodos computacionais, roberto martins, tribologia

Adicione aos seus favoritos e compartihle


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia