Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Projeto TECNOVA RS para a Plasmar Tecnologia: DLC de baixo custo.

quinta-feira, 26 de junho de 2014 10:11

Centro de P&D da Plasmar Tecnologia, em Caxias do Sul (RS).

Centro de P&D da Plasmar Tecnologia, em Caxias do Sul (RS).

Foi aprovado o projeto de pesquisa e desenvolvimento apresentado pela Plasmar Tecnologia, empresa associada a nosso Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, no Tecnova RS, programa de apoio à inovação de micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul. A aprovação ocorreu por meio de uma seleção pública, baseada no edital FAPERGS 16/2013, que envolveu cinco etapas de análise e avaliação.

Por meio da realização do projeto, a Plasmar Tecnologia visa conseguir a popularização do uso de revestimentos de carbono tipo diamante (DLC) na indústria metal-mecânica e automobilística nacional. Para isso, a empresa vai desenvolver um reator a plasma de deposição de DLC com uma tecnologia inovadora em escala mundial que permitirá desenvolver e, posteriormente, comercializar diversos tipos revestimentos DLC de baixo custo para aplicação em autopeças, ferramentas de corte, moldes e matrizes.

Tendo acesso a esses revestimentos, as indústrias impactadas poderão melhorar sua competitividade ao aumentar significativamente a vida útil de suas peças. No caso das autopeças, o benefício será também de ordem ambiental, já que os revestimentos de DLC aplicados em componentes de motores reduzem significativamente o coeficiente de atrito, resultando em redução do consumo de gasolina e das emissões de CO2 por quilômetro rodado.

O projeto será financiado com recursos não reembolsáveis (subvenção econômica) provenientes, principalmente, da FINEP e da FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul), além de recursos da Plasmar Tecnologia, na forma de contrapartida.

Inovar-Auto

Os revestimentos que a Plasmar Tecnologia desenvolverá neste projeto devem ajudar as empresas montadoras a cumprir com as exigências do programa Inovar-Auto, do governo federal, para ter acesso aos benefícios tributários previstos. O Inovar-Auto estabelece como uma de suas metas principais o aumento da eficiência energética para automóveis e veículos comerciais leves movidos a gasolina e/ou etanol.

Sobre a Plasmar Tecnologia

A Plasmar Tecnologia é uma empresa brasileira especialista em tratamentos e revestimentos de superfície por plasma, baseados em tecnologias limpas, eficientes e confiáveis.Com atuação no mercado desde 2009, a empresa já lançou cinco serviços desenvolvidos internamente (Nitretação Plasmar, NitroCarbonetação Plasmar, Pós-oxidação Plasmar, revestimentos decorativos e revestimentos Durofilme®). Hoje possui uma planta de produção e um centro de P&D e conta com uma carteira de mais de 200 clientes de diversos estados do Brasil. A empresa nasceu a partir da vontade de professores e estudantes de levar ao mercado conhecimentos desenvolvidos em trabalhos realizados no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Materiais (PGMAT) da Universidade de Caxias do Sul (UCS) - participante do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies.

Fonte: Plasmar Tecnologia

Palavras-chave: 2014, DLC, eficiência energética, engenharia de superfície, engenharia de superfícies, inovar auto, Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, plasmar tecnologia, tecnova rs

Adicione aos seus favoritos e compartihle


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia