Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Artigo de pesquisador do Instituto sobre aplicações decorativas de técnicas a plasma na revista Tratamentos de Superfície.

sexta-feira, 26 de maio de 2017 16:10

Em artigo técnico destinado a profissionais do setor de tratamentos de superfície, o professor Carlos Figueroa, pesquisador da seção UCS do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, aborda o uso da Engenharia de Superfícies para fins de decoração - esta última, uma atividade humana presente desde as mais antigas civilizações, como mostra o autor.
Figueroa foca os revestimentos (dourados, pretos e de outras cores) obtidos mediante tecnologias a plasma, como PVD e PECVD, que são as mais modernas e garantem alta adesão e baixo desgaste.
O artigo foi publicado na revista Tratamento de Superfície, publicada em versão impressa e online pela Associação Brasileira de Tratamentos de Superfíce para os profissionais desse mercado.
Leia a íntegra do artigo aqui: http://www.abts.org.br/images/img-publicacoes/tratamento_de_superficie-202/rts-202.pdf (página 34).

Fonte: Gerência de comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies

Palavras-chave: alta adesão, baixo desgaste, carlos figueroa, engenharia de superfície, engenharia de superfícies, Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, PECVD, plasma, plasmar tecnologia, pvd, revestimentos decorativos, revestimentos dourados, revestimentos pretos, UCS

Adicione aos seus favoritos e compartihle


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia