Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Empresa parceira do Instituto lança novos revestimentos DLC para polímeros, cerâmicas e metais.

quinta-feira, 22 de agosto de 2019 16:58

Novos equipamentos de DLC na CVD Vale desenvolvidos in house

Novos equipamentos de DLC na CVD Vale desenvolvidos in house

Empresa parceira do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, a CVD Vale concluiu recentemente o desenvolvimento e instalação de três equipamentos para deposição de filmes de DLC (diamond-like carbon). Trata-se de dois reatores PECVD baseados na tecnologia de catodo adicional, patenteada pela CVD Vale e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e um reator híbrido PVD/PECVD. Os reatores PECVD já estão atendendo o mercado, enquanto o equipamento híbrido deverá entrar em operação em algumas semanas.

De acordo com a empresa, que é sediada em São José dos Campos (SP), "com esses sistemas é possível crescer DLC aderente com excelente qualidade em polímeros, cerâmicas e metais a temperatura tão baixa quanto 50 °C". Além disso, é possível ajustar as propriedades dos filmes de DLC (dureza, ação bactericida, coeficiente de atrito, grau de hidrogenação, espessura e outras) para atender às demandas dos clientes, diz a empresa.

A CVD Vale recebeu apoio da Fapesp por meio de projetos PIPE para montar os reatores e estudar os parâmetros do processo em escala laboratorial e industrial.

Fonte: CVD Vale

Palavras-chave: baixas temperaturas, cerâmicas, CVD Vale, DLC, engenharia de superfícies, Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, metais, polímeros, revestimentos

Adicione aos seus favoritos e compartihle


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia