Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Filtros de ar antimicrobianos

quinta-feira, 13 de maio de 2021 10:11

Em pandemias como a atual, diminuir a carga viral em ambientes fechados é essencial.

Um novo filtro de ar vem contribuir com esse objetivo, além de oferecer proteção contra bactérias.

A invenção consiste em uma malha micrométrica baseada em cobre, capaz de inativar vírus e bactérias que entram em contato com ela. Se for mantido limpo, o filtro não precisa ser trocado para manter a ação virucida e bactericida.

O produto pode ser adaptado sob demanda a diferentes sistemas de ar condicionado ou recirculação de ar, e pode ser de grande utilidade em diversos ambientes fechados, desde meios de transporte público até frigoríficos, passando por aeroportos, restaurantes, hospitais e lares de idosos.

As primeiras unidades do produto serão instaladas em ônibus de uma empresa de Caxias do Sul, cidade onde foi realizado o desenvolvimento. Além disso, um pedido de depósito de patente foi encaminhado pelos inventores.

O desenvolvimento foi liderado por pesquisadores da UCS ligados ao Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, em parceria com a empresa Plasmar Tecnologia, também participante do Instituto.

Veja uma notícia sobre o assunto no jornal Pioneiro, de Caxias do Sul e região: https://gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/geral/noticia/2021/05/filtros-de-ar-que-inativam-o-coronavirus-serao-instalados-em-onibus-de-frota-caxiense-ckoivumw300440180fig5bift.html

Contato do coordenador do projeto, Prof Alexandre F. Michels: afmichels@ucs.br

Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies

Adicione aos seus favoritos e compartihle


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia