Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Análise da composição de fármacos

sexta-feira, 14 de maio de 2021 11:40

A falsificação de remédios, além de ser um crime, pode trazer sérios riscos à saúde. Assim, técnicas que permitam diferenciar fármacos autênticos dos falsificados são muito importantes.

Um estudo realizado com técnicas baseadas em feixes de íons, disponíveis no Brasil no Laboratório de Implantação Iônica (UFRGS), participante do Instituto, permitiu identificar de forma precisa os elementos presentes no Viagra®, medicamento usado para tratar a disfunção erétil.

Além disso, o trabalho mostrou o poder de análise que essas técnicas oferecem para a ciência forense, área dedicada à busca de evidências cientificas para a resolução de crimes - neste caso, o tráfico ilegal de produtos farmacéuticos. 

No contexto acadêmico, o estudo evidenciou que técnicas como a espectrometria de massa por tempo de voo utilizando-se íons primários pesados da ordem de MeV (MeV-SIMS) são capazes de identificar compostos que atuam como marcadores de um determinado material. 

O trabalho foi realizado por uma equipe internacional com a participação do professor Johnny Ferraz Dias (UFRGS), pesquisador do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies.   

Link para o artigo científico, publicado no periódico Talanta: https://doi.org/10.1016/j.talanta.2020.121829

Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies

Adicione aos seus favoritos e compartihle


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia