Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Patente em PECVD para revestimentos DLC.

segunda-feira, 17 de maio de 2021 15:52

Um aprimoramento de uma técnica para deposição de DLC, amplamente utilizada, deve gerar revestimentos com performance superior à conseguida atualmente e com mais possibilidades de adaptação às necessidades de cada segmento industrial.

DLC é a sigla de “diamond-like carbon”. Assim como o diamante, este material se baseia em átomos de carbono (principalmente). Porém, enquanto no diamante os átomos estão organizados em estruturas regulares que se repetem, no DLC a rede de átomos é amorfa. Ou seja, não segue um padrão regular.

Filmes finos de DLC têm propriedades extremamente úteis para diversos segmentos da indústria. Principalmente, a dureza, o baixo coeficiente de atrito e a resistência à corrosão. Essas e outras características garantem maior vida útil e melhor desempenho às peças, metálicas ou não metálicas, que são revestidas com DLC. Por isso, o material é amplamente usado para revestir ferramentas industriais, peças de motores, lâminas de barbear, próteses ortopédicas etc.

Um pedido de patente depositado no ano passado pela empresa CVD Vale, participante do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, traz uma novidade para a produção desses filmes poderosos. Trata-se de um equipamento diferenciado para deposição de DLC, baseado na técnica de PECVD. Na inovação, o sistema de confinamento de íons possibilita a obtenção de filmes mais aderentes, mais duros e com menor coeficiente de atrito.

A novidade deve despertar interesse não apenas na indústria, mas também na academia, principalmente no que se refere ao regime de crescimento dos filmes, sem colisões, usado neste conceito melhorado da técnica de PECVD.

Patente: PROCESSO DE OBTENÇÃO E DEPOSIÇÃO DE PELO MENOS UMA CAMADA DE REVESTIMENTO TRIDIMENSIONAL COM CARBONO TIPO DIAMANTE (DLC) À BAIXA PRESSÃO EM SUPERFÍCIES METÁLICAS E NÃO METÁLICAS, PI BR 10 2020 014971-7 (2020).

Contato: https://www.cvdvale.com.br/.

Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies

Adicione aos seus favoritos e compartihle


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia