Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Anodização: incorporação de elementos externos à camada protetora

terça-feira, 25 de maio de 2021 15:10

A anodização é um processo eletroquímico bastante usado na indústria, principalmente para proteger peças metálicas da corrosão. Esse tratamento gera uma camada de óxido na superfície do metal, a qual o protege da degradação. A camada é semelhante àquela que se forma naturalmente nesses materiais, porém mais grossa.

Mas você sabia que a anodização também pode ser usada para incorporar baixas quantidades de outros elementos químicos à superfície do metal-base, visando modular as suas propriedades? Para isso, o elemento é colocado no eletrólito na reação eletroquímica, de modo que se incorpore gradualmente à camada de óxido que cresce na superfície do metal.

Uma equipe de cientistas tentou compreender em detalhe de que maneira ocorre essa incorporação de elementos via anodização. Utilizaram nanotubos de titânio como base e estudaram a adição de ânions de vanádio. Eles descobriram que ocorre a formação de um óxido de vanádio, no qual pequenas quantidades desse elemento se distribuem uniformemente. O resultado final do processo é uma estrutura híbrida, formada pela junção dos óxidos de titânio e vanádio.

O estudo teve participação de uma pesquisadora do Laboratório de Implantação Iônica (UFRGS), ligada ao Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies.

Acesse o artigo científico publicado na Applied Surface Science https://doi.org/10.1016/j.apsusc.2021.149694

Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies

Adicione aos seus favoritos e compartihle


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia