Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Filmes porosos de ligas ternárias

terça-feira, 15 de junho de 2021 11:14

Compostos que agregam três elementos metálicos ou semimetálicos (as chamadas ligas ternárias) têm propriedades interessantes para o desenvolvimento de dispositivos eletrônicos mais rápidos. Ligas de índio, alumínio e antimônio, por exemplo, são particularmente promissoras para uso em sensores de gás.

Após serem irradiados com feixes de íons, esses materiais podem se tornar porosos. Dentro dos poros, expande-se a área superficial do material, potencializando  os fenômenos que ocorrem na superfície (como, por exemplo, a detecção de gases).

Uma equipe científica que inclui pesquisadores da UFRGS ligados ao Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies produziu filmes com essas ligas ternárias com diversos graus de porosidade e os analisou detalhadamente, na escala atômica.

As descobertas foram publicadas no periódico científico Journal of Physics and Chemistry of Solids: https://doi.org/10.1016/j.jpcs.2020.109769

Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies

Adicione aos seus favoritos e compartihle


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia