Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Estabilidade de filmes finos em meios hostis

quinta-feira, 17 de junho de 2021 11:14

Filmes metálicos de espessura nanométrica são amplamente utilizados em dispositivos eletrônicos, entre outras aplicações. Mas eles não são muito estáveis, principalmente com relação ao calor, que gera descontinuidades (buracos) nesses filmes.

Pesquisadores da UFRGS, alguns deles ligados ao Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, investigaram com técnicas experimentais e teóricas o que ocorre com filmes desse tipo quando são submetidos à irradiação de elétrons. E descobriram que a colisão dos elétrons do feixe com os átomos do filme gera fenômenos semelhantes aos provocados pelo calor.

Os resultados ajudam a entender a instabilidade desses filmes em meios hostis. Também mostram que a irradiação por elétrons pode ser usada para modificar esses filmes, em vez de processos térmicos.

Artigo sobre o trabalho foi publicado no Journal of Materials Science: Materials in Electronics em https://doi.org/10.1007/s10854-021-05907-5

Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies

Adicione aos seus favoritos e compartihle


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia