Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Capa da Nanoscale: Acoplamento luz-matéria

quinta-feira, 1 de julho de 2021 14:54

A interação entre luz e matéria é fundamental para a ciência e a tecnologia. E para a própria vida...

Essa interação já foi muito estudada pela humanidade, mas ainda desperta interesse e gera novas perguntas científicas. Até porque, com o desenvolvimento de novos materiais, novas interações são descobertas, como os acoplamentos da luz com a matéria - interações muito fortes que ocorrem numa escala extremamente pequena.

Um estudo sobre o assunto foi destacado neste ano na capa interna do prestigiado periódico científico Nanoscale. O trabalho envolveu um pesquisador do Insituto Nacional de Engenharia de Superfícies, o professor Francisco Chagas Marques (UNICAMP), e outros cientistas de diversas instituições brasileiras.

Eles investigaram o acoplamento da luz com a matéria por meio da técnica de espalhamento Raman. Para isso, desenvolveram uma solução coloidal formada por nanopartículas de dióxido de titânio revestidas com uma camada de silício, suspensas em etanol e água. Essa solução funciona como um sistema tridimensional no qual a luz que se incide perde a sua trajetória e é espalhada ao encontrar obstáculos.

Os autores puderam observar e medir o fenômeno. Os resultados do estudo poderão ser utilizados no desenvolvimento de poderosos sensores e dispositivos eletrônicos operados com luz.

O artigo científico pode ser acessado em: https://doi.org/10.1039/D0NR08736J

Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies

Adicione aos seus favoritos e compartihle


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia