Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Nanopartículas irradiadas com elétrons

terça-feira, 6 de julho de 2021 14:54

Em objetos de dimensões nanométricas, muitas propriedades variam com o tamanho. Inclusive a estabilidade desses nano-objetos frente às variações de temperatura.

Uma equipe de pesquisadores da UFRGS, liderada pelo Prof Paulo Fichtner, participante do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, propôs um método experimental para modificar formas e tamanhos de nano-objetos e explorar suas propriedades físicas e os fenômenos termodinâmicos relacionados à sua estabilidade.

Os pesquisadores irradiaram nanopartículas de prata com um feixe de elétrons e encontraram que existe uma conexão entre os deslocamentos de átomos induzidos pela irradiação e processos induzidos termicamente.

A partir dessa observação, puderam estimar valores para a energia de ligação na superfície dessas nanopartículas - parâmetro bastante discutido e ambíguo, justamente por causa da relação entre tamanho e propriedades que existe na nanoescala.

O artigo científico pode ser acessado em https://doi.org/10.1007/s10853-020-05705-0

Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies

Adicione aos seus favoritos e compartihle


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia