Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Neutralização de íons na interação com camadas bidimensionais

quinta-feira, 19 de agosto de 2021 14:18

Como vimos em várias notícias aqui divulgadas, feixes de íons são bastante usados para estudar superfícies e materiais em geral.

Esse tipo de estudo é, aliás, uma das principais atividades do Laboratório de Implantação Iônica da UFRGS, participante do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies.

O professor Pedro Grande, coordenador desse lab, se juntou a uma equipe de cientistas da Europa para desvendar o que ocorre quando íons penetram os materiais e vão coletando elétrons até ficarem com carga neutra. 

Os cientistas produziram íons altamente carregados, retirando algumas dezenas de elétrons dos átomos, e os colocaram para interagir com as finíssimas camadas de grafeno. Dessa forma, conseguiram determinar o mecanismo e a velocidade em que os íons recuperam elétrons à medida que atravessam cada camada de grafeno. 

O desafio era grande, mas eles conseguiram.

O artigo foi publicado na Communication Physics, revista do grupo Nature, e está disponível na íntegra em https://www.nature.com/articles/s42005-021-00686-1

A pesquisa foi destacada em matéria da universidade TU Wien: https://www.tuwien.at/en/tu-wien/news/news-articles/news/wie-sich-ionen-ihre-elektronen-zurueckholen e em reportagem da renomada revista de divulgação científica Scientific American: https://www.scientificamerican.com/article/hidden-particle-interactions-exposed-by-peeling-layers-of-graphene/

Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de SuperfíciesNeutralização de íons na i

Adicione aos seus favoritos e compartihle


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia