Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Perda de energia de prótons usados na caracterização de materiais

terça-feira, 24 de agosto de 2021 15:35

Imaginemos o seguinte desafio. Temos uma caixa fechada e precisamos definir, sem abri-la, se dentro dela tem ferro ou algodão. Temos também uma arma semelhante a uma metralhadora. Uma solução seria atirar na caixa. Se as balas atravessarem a caixa, saberemos que tem algodão. Se elas ricochetearem, concluiremos que tem ferro.

Raciocínio semelhante é usado para determinar a composição de materiais (conteúdo da caixa) por meio do bombardeamento com feixes de prótons (balas). Em experimentos desse tipo, a energia que os prótons perdem ao ricochetear nos materiais fornece valiosas informações sobre os elementos que os compõem.

Agora, pesquisadores da UFRGS, participantes do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, em colaboração com cientistas da Alemanha e Austrália, fizeram uma importante contribuição no campo da caracterização de materiais por feixes de prótons. Eles mostraram que o agrupamento de elétrons no material que é analisado influi significativamente na determinação das características do material, já que impacta na perda de energia dos prótons.

O trabalho foi realizado no doutorado de Felipe Ferreira Selau, recentemente defendido pela UFRGS. A tese está disponível em https://lume.ufrgs.br/handle/10183/225984

Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies

Adicione aos seus favoritos e compartihle


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia