Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Fototribologia: controle do atrito usando luz

quinta-feira, 9 de setembro de 2021 10:00

É sabido que o atrito depende dos materiais que estão em contato e das condições nas quais o contato acontece.

A grande novidade é que a luz tem um impacto significativo no atrito, na escala nano. E, portanto, pode ser usada para controlar ativamente o atrito de um sistema, de forma reversível, iluminando-o ou escurecendo-o! 

Esta impactante descoberta é fruto de um trabalho de 5 anos, liderado por pesquisadores da UCS, participantes do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, em colaboração com cientistas da UNICAMP e de universidades europeias.

A equipe investigou de forma experimental e computacional o atrito entre um filme fino de TiO2 e pontas de microscópio, e descobriu que o atrito fica 60% mais baixo quando o contato ocorre sob luz UV do que quando acontece na escuridão.

Os autores sugerem um mecanismo para explicar este fenômeno, que pode dar início a uma nova área de pesquisas e aplicações, a Fototribologia.

O artigo que reporta essa descoberta acabou de ser publicado na revista ACS Applied Materials & Interfaces: https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acsami.1c13054.

Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies

Adicione aos seus favoritos e compartihle


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia