Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Revestimentos de ligas de alta entropia com qualidade controlada

quarta-feira, 27 de outubro de 2021 15:22

Você conhece os revestimentos baseados em ligas de alta entropia?

As ligas metálicas que todos conhecemos, como o aço e o zamac, combinam alguns poucos elementos, e um deles geralmente predomina.

Mas também existem as "ligas de alta entropia", que reúnem cinco ou mais elementos, todos presentes em proporções similares. Imagine a quantidade de combinações possíveis e de propriedades interessantes para diferentes indústrias que essas ligas prometem!

Um estudo recém publicado traz conhecimento valioso sobre um revestimento metálico baseado em uma liga de alta entropia, a NbTaTiVZr. O material tem alto potencial para uso em
revestimentos de paredes internas de reatores nucleares ou turbinas (devido à sua alta temperatura de fusão) e em revestimentos de próteses para implantes ortopédicos (devido à sua alta resistência à corrosão e biocompatibilidade).

O artigo foca na concepção e obtenção do revestimento com o objetivo de controlar a sua estrutura e propriedades mecânicas.

Os autores mostram a importância da escolha adequada dos elementos químicos presentes e das condições energéticas de síntese via pulverização catódica.

O estudo foi realizado por pesquisadores da UNICAMP e da UCS, participantes do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies. 

O artigo pode ser acessado em https://doi.org/10.1016/j.surfcoat.2021.127357.

Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies

Adicione aos seus favoritos e compartihle


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia