Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Efeito do plasma na cristalização de sais para dessalinização de água

quarta-feira, 10 de novembro de 2021 14:11

Garantir o acesso à água potável é um dos desafios mais importantes da humanidade, ainda mais frente a cenários de possível escassez desse recurso essencial. Diversas técnicas estão sendo estudadas pela ciência para contribuir para essa questão, dentre elas, aquelas que transformam água salgada (que representa mais de 97% da disponível no planeta Terra) em água apta para o consumo.

Uma pesquisa recente liderada por um pesquisador da UFERSA, membro do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, avança o entendimento do uso do plasma na dessalinização de água. 

Os autores aplicaram a técnica de descarga corona pulsada, que gera plasma a partir de pulsos elétricos, em gotas de água hipersalina. Conhecido como quarto estado da matéria, o plasma se apresenta como um gás ionizado.

Neste estudo, os autores observaram a interação entre o plasma e a água hipersalina. Mais precisamente, eles analisaram como acontecia a cristalização dos sais no líquido e compararam esses resultados com os da evaporação natural.

O estudo também pode impactar outras possíveis aplicações do plasma em líquidos salinos nas áreas de saúde e agricultura, entre outras.

A pesquisa foi reportada em artigo científico disponível em https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1361-6463/abbb06

Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies

Adicione aos seus favoritos e compartihle


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia