Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Polimento de cerâmicas de engenharia otimizado

quinta-feira, 18 de novembro de 2021 10:18

Em cerâmicas usadas em rolamentos, vedações e outros componentes de engenharia de alto desempenho, a qualidade do acabamento superficial está diretamente relacionada à resistência das peças à fratura. Por outro lado, processos de acabamento, como o polimento, são caros e representam grande parte do custo desses componentes. Por tudo isso, otimizar esses processos é muito importante.

Com esse objetivo, um estudo realizado na UFES, no contexto do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, analisou em detalhe o polimento de três cerâmicas de engenharia. Um dos focos do trabalho foi avaliar o efeito que a força aplicada no polimento tem na rugosidade final do componente e na taxa de remoção de material (a quantidade de material que se consegue retirar da superfície em, por exemplo, um minuto).

Os resultados da pesquisa trazem informações valiosas para diminuir os custos do acabamento superficial de cerâmicas de engenharia.

Um artigo científico reportando esta pesquisa foi publicado na revista Wear e pode ser acessado em https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0043164821001769?via%3Dihub.

Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies

Adicione aos seus favoritos e compartihle


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia