Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Controle do perfil de rugosidade de polímeros

quarta-feira, 24 de novembro de 2021 15:44

A rugosidade de uma superfície pode fazer muita diferença no desempenho do material. Ela define, por exemplo, a tendência à adesão de um revestimento a determinado substrato.

Por isso, o controle da rugosidade é muito importante em aplicações como próteses, nas quais a superfície deve aderir ao tecido biológico. Também em catalisadores, nos quais uma topologia variada aumenta a área de contato do material com o ambiente, na qual ocorrerão as reações de catálise. 

Um trabalho liderado por um pesquisador da UFSC, participante do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, mostra que é possível controlar o perfil de rugosidade da superfície de materiais poliméricos controlando o tempo de exposição desses materiais ao plasma não térmico. Nesse tipo de plasma, os elétrons estão a altas temperaturas (milhares de graus Celsius) enquanto os íons e átomos neutros se encontram à temperatura ambiente.

Os autores do estudo prepararam amostras com quatro polímeros amplamente usados na indústria e as expuseram a plasma não térmico por 5, 20, 60 e 100 minutos. As amostras foram analisadas após cada tratamento, inclusive por microscopia de força atômica (AFM). A análise dessas micrografias revelou as diferentes rugosidades obtidas conforme o tempo de tratamento.

Os resultados permitem determinar qual é o tempo limite para se obter o perfil de rugosidade mais apropriado para a aplicação desejada em superfícies poliméricas.

O artigo científico está disponível em modalidade de acesso aberto em https://www.scielo.br/j/jbchs/a/vBfyFp6fPYjJfPLDXRt6Tdz/?lang=en#

Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies

Adicione aos seus favoritos e compartihle


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia