Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Redução de desgaste e atrito com nanopartículas de cobre

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021 14:22

Sabemos que lubrificantes são substâncias ou compostos que aplicamos entre superfícies que estão em contato ou em movimento. Um dos exemplos mais conhecidos é o óleo para motor de carro.

Lubrificantes ajudam, principalmente, a diminuir o atrito e o desgaste. Dessa forma, fazem com que o sistema em questão (o motor, por exemplo) gaste menos energia para funcionar e que as suas peças durem mais, entre outras vantagens. Em resumo, podem trazer grandes benefícios econômicos e de desempenho.

Se um bom lubrificante pode fazer tudo isso, o que poderá fazer um bom nanolubrificante?

Uma equipe de pesquisadores brasileiros, com participação de um membro do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, desenvolveu um nanolubrificante composto por óleo de girassol epoxidado (lubrificante) e nanopartículas de cobre (aditivo).

Os cientistas utilizaram a técnica de magnetron sputtering para preparar os nanolubrificantes. Dessa maneira, puderam melhorar a dispersão das nanopartículas, o que aumentou o desempenho do lubrificante.

Os resultados mostraram uma sensível redução do desgaste e do coeficiente de atrito, chegando a atingir a faixa de atrito super baixo.

O artigo científico que reporta este trabalho pode ser encontrado em: Trajano, M. F.; Franceschini, D.F.; Silva, Edimilson F.; Correa, M. Assolin; Bohn, F.; Alves, S. M. Enhancement of Cu Nanoparticles Dispersion in Nanolubricants by Magnetron Sputtering Deposition and Its Influence on the Tribological Behavior. Journal of Tribology - Transactions of the ASME, v.143, p.1 - 17, 2021. https://doi.org/10.1115/1.4049790.

Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies

Adicione aos seus favoritos e compartihle


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia