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O defeito misterioso dos motores 1.0, por Amilton Sinatora

terça-feira, 27 de outubro de 2009 10:30

Sábado dia 24 de outubro talvez possa vir a ser o dia nacional da tribologia de motores.O Jornal da Tarde estampa na capa "Defeito misterioso ameaça Volks com motor 1.0″ e expõem o que se sabe em uma página inteira do jornal. No Estado de São Paulo uma chamada de capa diz "Motor do 1.0 está com defeito, adimite Volks". Segue-se mais uma matéria de uma página.São centenas de veículos com defeito, cerca de 300 segundo as reportagens.

Os veículos começam apresentando elevação de ruído, detecta-se diminuição no nível de óleo e, em decorrência, surgem problemas em diversos componentes. As reportagens informam que ocorreram substituições de cabeçotes e de motores inteiros.Para os usuários obviamente tudo isto é aquela infeliz combinação de transtorno e mais despesas. Cabe lembrar que trocar o motor significa fazer toda a documentação do carro novamente.

As concessionárias estão assumindo estes custos mas o tempo e o aborrecimento não tem preço.Para os tribologistas trata-se de mais uma oportunidade para enfrentar os desafios tribológicos destes motores flex. Sábado dia 24 de outubro talvez possa vir a ser o dia nacional da tribologia de motores.O Jornal da Tarde estampa na capa "Defeito misterioso ameaça Volks com motor 1.0″ e expõem o que se sabe em uma página inteira do jornal. No Estado de São Paulo uma chamada de capa diz "Motor do 1.0 está com defeito, adimite Volks". Segue-se mais uma matéria de uma página.São centenas de veículos com defeito, cerca de 300 segundo as reportagens.  Os veículos começam apresentando elevação de ruído, detecta-se diminuição no nível de óleo e, em decorrência, surgem problemas em diversos componentes. As reportagens informam que ocorreram substituições de cabeçotes e de motores inteiros.

Para os usuários obviamente tudo isto é aquela infeliz combinação de transtorno e mais despesas. Cabe lembrar que trocar o motor significa fazer toda a documentação do carro novamente.  As concessionárias estão assumindo estes custos mas o tempo e o aborrecimento não tem preço.Para os tribologistas trata-se de mais uma oportunidade para enfrentar os desafios tribológicos destes motores flex.

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Texto na íntegra: http://engenhariadesuperficies.wordpress.com/2009/10/27/o-defeito-misterioso-dos-motores-1-0/

Fonte: Blog da engenharia de superfícies - http://engenhariadesuperficies.wordpress.com

Palavras-chave: blog, casos, defeito, engenharia de superfície, engenharia de superfícies, Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, interação com setor produtivo, LFS-USP, motores 1.0, notícias, sinatora, tribologia

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