quinta-feira, 8 de julho de 2010 16:51
Discente: Duciane Oliveira de Freitas, M.Sc. Orientador: Clodomiro Alves Júnior, Dr. De maciez e conforto incomparáveis, a fibra de algodão é a matéria-prima base da indústria têxtil. Entretanto, seu elevado grau de absorção da água e umidade restringe sua utilização em algumas áreas ou diminui a sua durabilidade. Superfícies sujeitas ao contato com líquidos contaminantes, corrosivos e/ou impregnantes são fortemente suscetíveis ao uso do algodão. Exemplos dessa aplicação se encontram em vestimentas da área biomédica e para profissionais em geral e em alguns revestimentos de produtos para automóveis e aeronaves. Deste modo, a repelência à água dos produtos fabricados com tal fibra desperta interesse dos pesquisadores.
(...)Texto na íntegra:http://engenhariadesuperficies.wordpress.com/2010/07/08/algodao-repelente-a-agua/Fonte: Fonte: Blog da engenharia de superfícies - http://engenhariadesuperficies.wordpress.com
Compartilhe:
Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco
Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq
Apoio
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.
Desenvolvido por TUA Tecnologia