quinta-feira, 9 de dezembro de 2010 12:30
A Braskem dá hoje um importante passo para se firmar entre as grandes fornecedoras de empresas que vão explorar petróleo na camada do pré-sal. A companhia assina com o governo baiano convênio de estímulo à inovação tecnológica que inclui a instalação, em Camaçari, de planta-piloto para a fabricação de produto inédito no País, fruto de quatro anos de pesquisa da petroquímica: uma fibra de altíssima resistência, batizada de Utec.
Com a unidade piloto, a Braskem terá capacidade de produzir material suficiente para ser testado pela Petrobrás e outras empresas interessadas no pré-sal. A ideia da petroquímica é, no futuro, construir uma fábrica de fibra Utec no País. Além do pré-sal, o material tem potencial para ser usado também pelas forças armadas e pela polícia, por quem a fibra seria utilizada em proteções balísticas de coletes e veículos blindados.
(...)
Texto na íntegra:
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101207/not_imp650418,0.php
Fonte: O Estado de São Paulo - http://www.estadao.com.br
Compartilhe:
Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco
Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq
Apoio
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.
Desenvolvido por TUA Tecnologia