terça-feira, 22 de novembro de 2011 11:32
O prêmio da FAPERGS Pesquisador na Empresa 2011, outorgado pela fundação como reconhecimento à contribuição de um pesquisador à inovação em uma micro ou pequena empresa gaúcha, agraciou o professor Carlos Figueroa, da seção UCS do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies.
No caso do Figueroa, a contribuição reconhecida foi o desenvolvimento, na empresa Plasmar Tecnologia, de equipamentos e processos de engenharia de superfícies por plasma que beneficiam a indústria metalmecânica, aumentando a vida útil de ferramentas de corte, moldes e matrizes.
"Vejo o prêmio como um reconhecimento a minha preocupação de levar pesquisa de nível internacional para a indústria", diz Figueroa. De acordo com ele, o rigor metodológico, a busca pela excelência e o contato permanente com o conhecimento científico de fronteira devem orientar o trabalho de pesquisa tanto na academia quanto na empresa. "Esse é o caminho para conseguir diferenciar e agregar valor nos produtos", completa.
A Plasmar Tecnologia é uma empresa de engenharia de superfícies por plasma incubada na Incubadora Tecnológica de Caxias do Sul. Criada por professores e estudantes da UCS ligados ao Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, inclusive o próprio Figueroa, a empresa atua no mercado regional de tratamentos de superfície desde 2009.
A premiação "Pesquisador Gaúcho" ocorreu no dia 17 de novembro no salão de eventos da FIERGS. No mesmo evento também foram entregues os troféus das outras dez categorias do prêmio.
Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies
Compartilhe:
Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco
Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq
Apoio
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.
Desenvolvido por TUA Tecnologia