quinta-feira, 22 de março de 2012 11:34
Em pesquisa realizada pela FGV, o trabalhador de tratamentos de superfícies de metais e de compósitos ficou no 4º lugar do ranking "Top 9 profissões", que relaciona as profissões com aumento significativo de contratações no futuro próximo (até 2020). A base do ranking é o índice de perspectivas profissionais (IPP), que varia de -1 a 1. O trabalhador de tratamento de superfícies aparece com um IPP de 0,73.
No contexto da pesquisa, da qual participaram 402 empresas brasileiras representando as indústrias extrativa, de transformação e da construção civil, esse trabalhador é definido como profissional com formação em nível básico cuja rotina engloba o tratamento de superfícies de peças metálicas, não-metálicas e de materiais sintéticos, que pode ser realizado por meio de processos mecânicos, utilizando técnicas e produtos químicos específicos.
Entre outros resultados, a pesquisa também relacionou as perspectivas de contratação por área de produção, inclusive pesquisa e desenvolvimento, mostrando valores inferiores a 0,27% nas perspectivas de redução e superiores a 58% nas perspectivas de aumento.
PDF da pesquisa:
http://www.firjan.org.br/data/pages/402880811F3D2512011F7FE00DA433D9.htm
Leia também:
http://www.usinagem-brasil.com.br/6042-as-nove-profissoes-do-futuro-na-industria-brasileira/pa-1/
Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies
Compartilhe:
Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco
Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq
Apoio
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.
Desenvolvido por TUA Tecnologia