quinta-feira, 2 de agosto de 2012 10:27
Uma empresa da região de Caxias do Sul tem que retirar seus moldes da produção de peças de alumínio, porque eles começam a apresentar falhas. Detalhe: os moldes duraram seis vezes menos do que o normal. Fatos como esse, no dia a dia da indústria, são problemas sérios para as empresas, pois acabam atrasando as entregas e aumentando os custos de produção.
Situações como essa podem ser resolvidas com a ajuda de profissionais da área de Engenharia e Ciência de Materiais. Aplicando conhecimento de física e química e utilizando diversas técnicas de caracterização e ensaios, o engenheiro consegue determinar a causa da falha da ferramenta e evitar que o mesmo problema se repita. Esse caso é apenas um exemplo da estreita relação da área de Materiais com o parque industrial da região de Caxias do Sul, conhecida como segundo polo metalmecânico do país.
(...)
Texto na íntegra:
http://www.ucs.br/site/midia/arquivos/julho_2012_inovacao_materiais_2.pdf
Fonte: Revista Atos e Fatos (UCS)
Compartilhe:
Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco
Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq
Apoio
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.
Desenvolvido por TUA Tecnologia