segunda-feira, 20 de maio de 2013 12:34
No dia 16 de maio, a seção UCS do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies ofereceu uma palestra sobre inovações de materiais na indústria de semicondutores na VII Semana Acadêmica do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O evento reuniu cerca de 90 pessoas, principalmente estudantes de graduação e pós-graduação.
O palestrante foi Cristiano Krug, pesquisador da seção UFRGS do Instituto. Atualmente Krug é superintendente de pesquisa e desenvolvimento da CEITEC, empresa pública federal focada no desenvolvimento e produção de circuitos integrados (chips). Localizada em Porto Alegre, a empresa conta com um design center e uma fábrica que é a única na América Latina capaz de produzir chips em escala comercial.
Krug falou sobre chips e suas aplicações e, em particular, sobre o trabalho da CEITEC em projeto e fabricação de chips. Comentou também as dificuldades de se fabricar esses dispositivos.
Graduado em Química pela UFRGS em 1999, Cristiano fez mestrado e doutorado em Física também na UFRGS, ganhando os prêmios "Melhor Dissertação de Mestrado em Física no MERCOSUL Ampliado" da UNESCO/ORCYT e "Prêmio SBF de Melhor Tese de Doutoramento" da Sociedade Brasileira de Física. Cristiano fez pós-doutorado na North Carolina State University e no SEMATECH Inc. (consórcio de empresas e instituições de desenvolvimento, fabricação e comercialização de chips). Seus mais de 50 artigos publicados em periódicos científicos internacionais de revisão por pares contam com mais de 800 citações.
Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies
Compartilhe:
Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco
Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq
Apoio
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.
Desenvolvido por TUA Tecnologia