sexta-feira, 22 de agosto de 2014 11:15
O professor Francisco das Chagas Marques, coordenador na seção Unicamp do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, foi homenageado com o Prêmio Inventores Unicamp 2014, na categoria "Patente Concedida", pela tecnologia "Processo de obtenção de sensores de pressão e fontes de elétrons à base de carbono e controlados por pressão, e material de carbono obtido para confecção dos dispositivos". A cerimônia de premiação ocorreu no dia 18 de agosto.
A patente, cujo depósito de pedido junto ao INPI foi feito em 2002, foi concedida em 2013. De acordo com o professor Francisco Marques, primeiro autor da patente, a principal inovação da tecnologia patenteada é o desenvolvimento de um material com alta emissão de elétrons por campos eletromagnéticos externos (emissão por campo) e dependente da pressão mecânica, o qual pode ser usado como sensor de pressão. Além de ser interessante para empresas que fabricam sensores de pressão, a tecnologia pode ser usada na fabricação de componentes emissores por campo, como telas de computador e TV (displays).
O Prêmio Inventores Unicamp é uma iniciativa da Reitoria e da Agência de Inovação Inova Unicamp para reconhecer o esforço de professores e pesquisadores dessa universidade no sentido de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do país, por meio da proteção e transferência de tecnologias desenvolvidas na Unicamp.
Contato do professor Francisco Chagas Marques:marques@ifi.unicamp.br
Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies
Compartilhe:
Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco
Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq
Apoio
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.
Desenvolvido por TUA Tecnologia