segunda-feira, 30 de março de 2015 16:07
O INPI publicou em fevereiro deste ano a concessão dacarta patente PI 0304011-9 B1, intitulada "Processo de tratamento de superfícies metálicas por plasma de nitrogênio e deutério", dos autores Fernando Alvarez e Carlos Alejandro Figueroa, pesquisadores das seções Unicamp e UCS, respectivamente, do nosso Instituto. A patente trata de um novo processo de modificação de superfícies metálicas por plasma, no qual são utilizados os gases nitrogênio e deutério em proporções adequadas ao perfil de dureza desejado, do metal a tratar e do nível de oxigênio residual do equipamento. De acordo com os autores, a inovação do trabalho foi o uso de deutério em nitretação a plasma, o qual acelera o processo de nitretação quando realizado em aços altamente ligados. A desvantagem do processo seria o alto preço do deutério, e uma forma de resolvê-la seria reutilizar o gás.
Contato dos autores:Alvarez@ifi.unicamp.br e Carlos.cafiguer@gmail.com.
Saiba mais sobre os laboratórios envolvidos nesta notícia:Laboratório de Pesquisas Fotovoltaicas (UNICAMP) e Seção UCS do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies.
Fonte: Gerência de comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies
Compartilhe:
Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco
Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq
Apoio
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.
Desenvolvido por TUA Tecnologia