sexta-feira, 26 de maio de 2017 16:10
Em artigo técnico destinado a profissionais do setor de tratamentos de superfície, o professor Carlos Figueroa, pesquisador da seção UCS do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, aborda o uso da Engenharia de Superfícies para fins de decoração - esta última, uma atividade humana presente desde as mais antigas civilizações, como mostra o autor.
Figueroa foca os revestimentos (dourados, pretos e de outras cores) obtidos mediante tecnologias a plasma, como PVD e PECVD, que são as mais modernas e garantem alta adesão e baixo desgaste.
O artigo foi publicado na revista Tratamento de Superfície, publicada em versão impressa e online pela Associação Brasileira de Tratamentos de Superfíce para os profissionais desse mercado.
Leia a íntegra do artigo aqui: http://www.abts.org.br/images/img-publicacoes/tratamento_de_superficie-202/rts-202.pdf (página 34).
Fonte: Gerência de comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies
Compartilhe:
Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco
Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq
Apoio
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.
Desenvolvido por TUA Tecnologia