quinta-feira, 7 de dezembro de 2017 16:59
O artigo apresenta um novo sensor capaz de medir, com alta sensibilidade, temperaturas entre 193 ºC negativos e 476 ºC positivos. O sensor é feito de túlio (elemento do grupo das terras raras) incorporado em dióxido de titânio (material conhecido pela sua biocompatibilidade), e pode ser utilizado em forma de filme fino ou de nanopartícula.
O paper foi publicado no final de outubro no periódico Scientific Reports (grupo Nature), com acesso aberto. O link para o artigo é https://www.nature.com/articles/s41598-017-14535-1.
A Agência FAPESP deu destaque a este trabalho, que tem o professor Fernando Alvarez, da seção Unicamp do Instituto, entre seus autores. Vejam aqui: http://agencia.fapesp.br/pesquisadores_criam_sensor_de_temperatura_ultrassensivel_/26821/
Fonte: Gerência de comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies
Compartilhe:
Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco
Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq
Apoio
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.
Desenvolvido por TUA Tecnologia