quarta-feira, 21 de março de 2018 14:28
Um processo para depositar DLC (diamond-like carbon) no interior de tubos, e o equipamento que permite realizar esse tratamento de superfície, foram patenteados em fevereiro deste ano pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
A tecnologia é do interesse das cadeias industriais que utilizam tubos para transportar seus produtos (como a indústria do petróleo, sucroalcooleira e química), já que o tratamento aumenta a vida útil dos tubos.
Entre os inventores, encontram-se dois pesquisadores principais do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, Vladimir Trava-Airoldi e Evaldo José Corat, do grupo DIMARE do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Mais informações: vladimir.airoldi@inpe.br
Referência
Fonte: Gerência de comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superficies
Compartilhe:
Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco
Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq
Apoio
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.
Desenvolvido por TUA Tecnologia