quarta-feira, 21 de março de 2018 14:40
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) acaba de conceder patente a uma invenção que teve participação de pesquisadores do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, Vladimir Trava-Airoldi e Evaldo José Corat, do grupo DIMARE do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Trata-se de eletrodos de diamante sintético crescido sobre substratos de carbono poroso pela técnica HFCVD (hot filament chemical vapor deposition). Como os eletrodos resultantes são porosos, eles apresentam maior área superficial para que aconteça a atividade eletroquímica. Por esse e outros motivos, estes eletrodos podem apresentar resultados muito bons quando utilizados em experimentos eletroquímicos, em eletrodos para tratamento de efluentes, estudos de baterias, de células combustíveis, entre outras aplicações.
A patente também protege o processo de fabricação dos eletrodos.
Mais informações: vladimir.airoldi@inpe.br
Referência
Fonte: Gerência de comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superficies
Compartilhe:
Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco
Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq
Apoio
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.
Desenvolvido por TUA Tecnologia