sexta-feira, 23 de março de 2018 19:57
As propriedades tribológicas e mecânicas do chamado "cabelo brasileiro" são tema de artigo científico publicado no periódico Briotribology (Elsevier). O artigo é assinado por pesquisadores da COPPE - UFRJ (inclusive o prof. Sergio Camargo, pesquisador principal do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies) e da empresa L'Oréal (setor de pesquisa e desenvolvimento).
Os autores analisaram amostras de cabelos de mulheres do Rio de Janeiro e São Paulo com diversos graus de ondulação ou crespidão. O estudo investigou propriedades mecânicas e tribológicas desses cabelos (elasticidade, dureza, atrito, desgaste) por meio de testes de nanoscratch e nanoindentenção - técnicas de uso comum na área de ciência e engenharia de superfícies.
Os dados obtidos a partir dos cabelos brasileiros foram comparados com resultados encontrados na literatura científica, referentes a cabelos de outros países ou regiões.
Referência: Tribological and Mechanical Properties of Brazilian Hair. A.Elzubair, N.F.de Oliveira, F.Munhoz, C.Flor, F.Fiat, N.Baghdadli, S.S.CamargoJr, G.S.Luengo. Biotribology, volume 12, December 2017, Pages 33-42, https://doi.org/10.1016/j.biotri.2017.06.001
Fonte: Gerência de comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superficies
Compartilhe:
Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco
Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq
Apoio
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.
Desenvolvido por TUA Tecnologia