sexta-feira, 7 de maio de 2021 15:38
O desgaste das rodas dos trens que todo dia transportam cargas e passageiros é também assunto da Engenharia de Superfícies.
Um estudo recente comparou duas microestruturas diferentes do aço, a bainítica e a perlítica, ambas presentes em rodas ferroviárias. Os testes foram realizados em laboratório, usando métodos consolidados para este tipo de estudo.
O trabalho mostrou que a estrutura bainítica sofreu um desgaste 45% menor do que a estrutura perlítica. Os resultados podem orientar os processos de fabricação de rodas ferroviárias, visando otimizar a sua vida útil.
O estudo foi coordenado pelo Prof Paulo Mei (UNICAMP), pesquisador do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies.
Acesse o artigo científico, publicado no periódico Wear: https://doi.org/10.1016/j.wear.2020.203377
Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies
Compartilhe:
Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco
Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq
Apoio
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.
Desenvolvido por TUA Tecnologia