quinta-feira, 13 de maio de 2021 10:11
Em pandemias como a atual, diminuir a carga viral em ambientes fechados é essencial.
Um novo filtro de ar vem contribuir com esse objetivo, além de oferecer proteção contra bactérias.
A invenção consiste em uma malha micrométrica baseada em cobre, capaz de inativar vírus e bactérias que entram em contato com ela. Se for mantido limpo, o filtro não precisa ser trocado para manter a ação virucida e bactericida.
O produto pode ser adaptado sob demanda a diferentes sistemas de ar condicionado ou recirculação de ar, e pode ser de grande utilidade em diversos ambientes fechados, desde meios de transporte público até frigoríficos, passando por aeroportos, restaurantes, hospitais e lares de idosos.
As primeiras unidades do produto serão instaladas em ônibus de uma empresa de Caxias do Sul, cidade onde foi realizado o desenvolvimento. Além disso, um pedido de depósito de patente foi encaminhado pelos inventores.
O desenvolvimento foi liderado por pesquisadores da UCS ligados ao Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, em parceria com a empresa Plasmar Tecnologia, também participante do Instituto.
Veja uma notícia sobre o assunto no jornal Pioneiro, de Caxias do Sul e região: https://gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/geral/noticia/2021/05/filtros-de-ar-que-inativam-o-coronavirus-serao-instalados-em-onibus-de-frota-caxiense-ckoivumw300440180fig5bift.html
Contato do coordenador do projeto, Prof Alexandre F. Michels: afmichels@ucs.br
Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies
Compartilhe:
Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco
Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq
Apoio
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.
Desenvolvido por TUA Tecnologia