quarta-feira, 19 de maio de 2021 11:31
As rodas dos trens se desgastam e trincam ao longo do tempo de uso. Um dos motivos é a chamada fadiga de contato por rolamento.
Sem dúvida, esse é um problema para as empresas ferroviárias, pois gera custos e paradas no serviço para fazer manutenção. Por isso, prever como vai ser o desgaste das rodas é fundamental.
Existem testes e ensaios que podem ser feitos em laboratório com esse objetivo. Mas os resultados podem de fato ser equiparados aos de uma roda real em operação?
Um novo estudo comprovou que o crescimento de trincas em rodas ferroviárias pode ser efetivamente simulado em laboratório usando o ensaio de desgaste disco-contra-disco.
Dessa maneira, rodas de diferentes fornecedores podem ser avaliadas para se prever como será seu comportamento na ferrovia.
O trabalho foi realizado em colaboração por pesquisadores da UNICAMP e UFES, participantes do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies.
Acesse o artigo científico publicado no periódico Tribology International: https://doi.org/10.1016/j.triboint.2021.107037
Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies
Compartilhe:
Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco
Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq
Apoio
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.
Desenvolvido por TUA Tecnologia