terça-feira, 15 de junho de 2021 11:14
Compostos que agregam três elementos metálicos ou semimetálicos (as chamadas ligas ternárias) têm propriedades interessantes para o desenvolvimento de dispositivos eletrônicos mais rápidos. Ligas de índio, alumínio e antimônio, por exemplo, são particularmente promissoras para uso em sensores de gás.
Após serem irradiados com feixes de íons, esses materiais podem se tornar porosos. Dentro dos poros, expande-se a área superficial do material, potencializando os fenômenos que ocorrem na superfície (como, por exemplo, a detecção de gases).
Uma equipe científica que inclui pesquisadores da UFRGS ligados ao Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies produziu filmes com essas ligas ternárias com diversos graus de porosidade e os analisou detalhadamente, na escala atômica.
As descobertas foram publicadas no periódico científico Journal of Physics and Chemistry of Solids: https://doi.org/10.1016/j.jpcs.2020.109769
Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies
Compartilhe:
Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco
Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq
Apoio
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.
Desenvolvido por TUA Tecnologia