quinta-feira, 8 de julho de 2021 11:04
No Brasil, empresas ferroviárias têm testado diferentes estratégias para tornar as suas operações mais eficientes sem abrir mão da segurança. Uma delas é aumentar o peso transportado em vagões. Porém, quanto mais peso, maior a deterioração de rodas e trilhos, e maiores os custos e riscos envolvidos.
Por isso, é extremamente importante buscar materiais que sejam mais resistentes ao desgaste e à fadiga gerados pelo rolamento das rodas em contato com os trilhos.
Uma pesquisa liderada pelo Prof Paulo Mei (UNICAMP), participante do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, mostrou que a microadição de nióbio e molibdênio (microligantes) aumenta em 30% a resistência ao desgaste de rodas ferroviárias. Um ganho e tanto para a vida útil das rodas e, em consequência, para o transporte ferroviário de cargas e passageiros.
Um artigo científico reportando esta pesquisa pode ser encontrado na revista Wear: https://doi.org/10.1016/j.wear.2020.203571
Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies
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