quarta-feira, 25 de maio de 2022 09:41
A Plasmar Tecnologia, empresa de Caxias do Sul participante do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, anunciou a sua mais recente inovação: o revestimento decorativo DLC (diamond-like carbon) na tonalidade"pedra ônix" para peças grandes de aço inox.
O revestimento, preto brilhante, foi aplicado com sucesso em lixeiras de 5 litros que estão sendo comercializadas pela empresa Fineza, também participante do Instituto.
O DLC decorativo da Plasmar já tinha sido aplicado em peças menores, como talheres, mas apresentava problemas em peças maiores.
O desenvolvimento para as lixeiras foi realizado dentro do programa Techfuturo, que financia inovação em empresas do Rio Grande do Sul com apoio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, FAPERGS e Sebrae/RS.
Para depositar filmes de DLC, a tecnologia dominante no mercado combina as técnicas de PVD e PECVD. Neste caso, a empresa utilizou PECVD mediante confinamento eletrostático, conseguindo assim reduzir o custo com relação à tecnología híbrida.
Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies
Compartilhe:
Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco
Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq
Apoio
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.
Desenvolvido por TUA Tecnologia