Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Instabilidade de filmes de perovskita para células solares

quinta-feira, 4 de agosto de 2022 14:14

As perovskitas de haletos de chumbo são materiais semicondutores que vêm sendo usados nos laboratórios de pesquisa como camada ativa de células solares (a camada responsável por absorver a luz e transformá-la em eletricidade).

Os resultados têm sido muito bons em termos de eficiência, mas essas células solares ainda apresentam problemas de desempenho relacionados à instabilidade dos filmes de perovskitas.

Nesse contexto, entender aspectos fundamentais da formação desses filmes é essencial para controlar melhor as suas características e aumentar a sua estabilidade.

Um estudo coordenado pelo Prof. Francisco Chagas Marques (UNICAMP), pesquisador do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, deu um passo importante nesse sentido.

Os autores conseguiram determinar a energia de ativação (a energia mínima para que uma reação química ocorra) da reação entre os compostos PbI2 e CH3NH3I, a qual gera a perovskita CH3NH3PbI3. Para isso, precisaram inovar no método de obtenção do filme.

Os resultados do estudo ajudam a explicar a instabilidade dessa perovskita, que é uma das mais usadas no desenvolvimento de células solares. O artigo científico que reporta este trabalho pode ser encontrado aqui: https://doi.org/10.1007/s10904-021-02169-w

Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies

Compartilhe:


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia